sábado, 3 de outubro de 2009

Clipe da música Oras Bolas

Este foi um trabalho bacana que fiz com meus alunos do Jardim II envolvendo recursos tecnológicos. É uma dica pra quem quer diversificar suas aulas. Também já está aqui a sequencia. É só adaptar ao seu grupo e boa sorte. Os resultados podemos ver na satisfação dos nossos pequeninos.

Tema do trabalho:

Produção de Vídeo Clipe.


Publico envolvido:

direção, professora e alunos do Jardim II – período da manhã.


Justificativa:

Pensando em utilizar recursos tecnológicos a favor da educação de crianças da educação infantil e levando-se em consideração que na escola não possuímos tais recursos, utilizamos os meios mais comuns de serem encontrados nas escolas: a TV e o vídeo. Comumente, o que se vê é a utilização da televisão e do vídeo sem muita propriedade, em ilustrações de aulas radicionais, ou como modismo, fazendo parte de práticas pedagógicas arcaicas, assim revestidas de pseudo-atualidade. Tomando como base a letra da música “Oras Bolas” do grupo Palavra Cantada, que fala de localidades e que vivemos em um lugar inserido dentro de outros maiores, pensou-se em após realizar o estudo dessa música, ilustrar com as imagens das crianças em forma de clipe.



Objetivos:

Desenvolver a concentração, a linguagem, a socialização, a imaginação dos alunos, bem como possibilitar o contato com formas diferentes de ilustração e de observação através da música.



Metodologia:

Utilização de lápis de cor,canetinha e folhas para ilustração de cenas da música, montando uma seqüência.



Etapas previstas

1. Inicialmente apresentar a música Oras Bolas para a sala utilizando rádio e pedir que eles relatem o que entenderam da música.

2. Apresentar o clipe da música do DVD da banda Palavra Cantada utilizando a TV e o vídeo.

3. Confeccionar o cartaz com a música e fazer a leitura diariamente com a sala. Como massinha, peças de montar, entre outras.

4. Fotografar cada cena e montar com a música de fundo cada pedaço da cena como um vídeo clipe. Pode-se utilizar o programa Movie Maker.

5. Apresentar para os alunos o produto final e convidar outras salas para assistir a sua produção.



Avaliação:

De acordo com os resultados alcançados, visando o estímulo à criação e criatividade.


2 comentários:

Ana Paula Leite de Camargo disse...

Oi Fabiana como vai?

Adorei o clipe que vc fez utilizando a música Ora Bolas como fundo musical e os elementos visuais elaborados pelas crianças.

Parabéns pelo trabalho!

Bjos,

Ana Paula Camargo (Tutora Mídias na Educação)

Ana Regina disse...

Olá Fabiana!!!
Não pude me privar de escrever em seu Blog para parabenizar vc e seus alunos pelo trabalho maravilhoso que realizaram no vídeoclip da música "Oras Bolas". Ficou uma graça... vou reproduzi-lo para que meus cursistas vejam que belo trabalho pode ser realizado através de uma música. Parabéns e bjks a todos (as). Ana Regina(cursista do Mídias na Educação)